quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Leitura anímica


Nestes dias mais frios onde procuramos o aconchego do calorento lar sabe-nos sempre bem uma leitura que nos entusiasme a alma. E que tal cairmos nos braços de uma obra fundamental do pensamento oriental? Um texto milenar que não perde a sua actualidade pelos ensinamentos psicológicos nele contido: O Bhagavad-Guita normalmente traduzido por Cântico do Senhor.


Oriundo do Mahabharata, apresenta-nos as grandes questões do ser humano colocadas na boca de Arjuna às quais o Mestre Krishna vai dando as respostas firmes e encorajadouras para que o protagonista possa superar as suas dúvidas e angústias.


Quem não tem as suas dúvidas sobre o que fazer, como agir, que opção tomar? Quem nunca teve momentos de incertezas nos actos praticados e a praticar? Quem não sentiu já os seus braços a fraquejarem e a ser despejado das motivações que o animavam?


Pois esses somos nós, os que vivem a vida a lutar por entender-se a si mesmos e a entender o mundo que os rodeia. E as palavras de Krishna são precisamente para todos nós: quando os braços fraquejam uma força interior pode voltar a erguê-los; quando o caminho se mostra obscuro um simples sinal captado não se sabe de onde orienta-nos; um sopro que percorre a alma e a vivifica como ar fresco indicando o céu e levando para longe as nuvens mais cinzentas...


Aí está Krishna, esse poder interno que habita em todos nós e que nos leva a realizar aquilo para que nascemos: o aperfeiçoamento humano.

Sem comentários: